terça-feira, 16 de julho de 2013

20 pinturas feitas por pessoas com problemas psiquiátricos

"De perto, ninguém é normal", já disse alguém.

Apesar disso, vivemos batalhando pra ocultar este lado em desvio praticamente em tempo integral. Um dos poucos grupos sociais que têm a possibilidade de extravasar algo disso sem ser tolhido é o dos artistas. É uma atitude, no mais das vezes, esperada por quem não o integra. Pra além das limitações e consequências negativas que esta generalização pode acarretar, é muito verdadeiro que a manifestação artística provê um caminho interessante a outros lados de si mesmo. Ao lado das religiões e filosofias, é uma via a mais para o auto-conhecimento.



Nesta galeria, podemos ver justamente o nexo vivo da arte com o desequilíbrio humano. O interessante, pra mim, é que o sumo disto é belíssimo, apesar de toda a dor. Schopenhauer escreveu que a vida, vista de seus últimos anos, parece estranhamente fazer sentido, como se todos os fatos e pessoas que a atravessam representassem a possibilidade mais acertada dentre as múltiplas outras.

Penso assim também. Nos comovemos com os dramas que vemos nos filmes, lemos nos livros. Abordar os nossos próprios desta perspectiva me parece inteligente e saudável. É assim que eu faço, e recomendo.


Via Iconoclastia Incendiária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários. Seja sempre bem-vindo.